Hábitos saudáveis para prevenir ou controlar a Hipertensão!

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Embora a doença não tenha cura, ela pode ser controlada, reduzindo assim os riscos de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC)

Hipertensão (HAS): Níveis elevados da pressão arterial caracterizam essa doença, mais conhecida como pressão alta. Atualmente o Brasil possui 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, sendo que 35% tem em média 40 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Os números alertam para o fato da doença atingir cada vez mais precocemente a população. Estimativas apontam que cerca de 4% das crianças e adolescentes também sejam portadoras da doença.

Cerca de 90% dos casos de hipertensão não tem uma causa definida. Porém, histórico de hipertensos na família, ausência de hábitos alimentares saudáveis, consumo elevado de sal, excesso de peso, consumo exagerado de álcool ou diabetes são fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

A hipertensão arterial acontece quando a pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, oscila entre 120 e 80 milímetros de mercúrio, ou 12 por 8. Porém, valores inferiores a 14 por 9 também podem ser considerados normais.

Doença que costuma ser assintomática, por isso é conhecida como um mal silencioso. O diagnostico e tratamento  são frequentemente negligenciados, tendo uma baixa adesão, por parte do paciente, ao tratamento prescrito.

Como sua incidência depende de idade, sexo, genética, peso, alimentação, hábitos de vida e estresse, a hipertensão é considerada uma doença multifatorial. Assim, muitos elementos que levam ao aumento da pressão arterial não podem ser controlados com medicação e o êxito do tratamento resulta do comprometimento do paciente.

 

Manter uma alimentação equilibrada, com redução de sal e gorduras saturadas, controlar o peso, praticar atividades físicas, evitar o fumo e as bebidas alcoólicas, é essencial. É recomendável ainda ter um especialista acompanhando a situação para receitar os medicamentos específicos, quando necessários, e investigar precocemente as possíveis complicações.

 

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O único órgão responsável por quase todos os casos de pressão alta é o CÉREBRO

 

Porém, mesmo após a mudança de hábito em conjunto com o uso de doses progressivas de medicamentos, o resultado não fará com que a pressão arterial retorne aos níveis recomendados.

Em um estudo publicado no Jornal de Medicina Comportamental, em 1979, 29 veteranos foram ensinados algumas técnicas específicas de relaxamento.Eles faziam esses exercícios por alguns minutos todos os dias. Logo após, a pressão arterial média diastólica e sistólica do grupo teve uma enorme queda de 12 pontos.Um participante baixou a pressão arterial de 15/9 para 10/7.Saindo de uma hipertensão com risco de vida para uma pressão arterial saudável.

Seu cérebro controla tudo em seu corpo e gerenciar sua pressão arterial é uma das suas tarefas mais desafiadoras.A pressão sanguínea de ninguém é estável ao longo do dia. Ele sobe e desce dependendo da atividade.Quando você se senta, seu cérebro diz ao seu coração, artérias e rins para diminuir sua pressão arterial.

Quando você se levanta, um sinal imediato é enviado para elevar sua pressão sanguínea e bombear mais sangue para o cérebro e os músculos.O problema ocorre quando o cérebro está sob estresse por um longo período de tempo.Isso faz com que sua pressão alta seja crônica.Usando exercícios de mente/corpo, você pode dar ao seu cérebro uma “Fuga Concentrada”.

Por alguns minutos, seu cérebro não está sob qualquer tipo de estresse; É como se o mundo parasse por um momento.Nesse curto período de tempo, seu cérebro é reinicializado, como um computador congelado. Quando tudo começa de novo, tudo flui muito mais suavemente.

O que é pior, muitas vezes, você pode não ter consciência do seu alto nível de estresse, mesmo que seu corpo esteja descansando em sua cama.E não precisa ser estresse emocional.

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E esse é método comprovado por toneladas de estudos científicos para reduzir a pressão arterial, sem efeitos colaterais.

E clicando abaixo, você terá acesso a um conteúdo para você colocar pressão arterial a um nível saudável, sinta-se mais energizado como nunca e que você pare de se preocupar em sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

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Fonte: arevistadamulher.com

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